10 Dicas de etiqueta para os convidados do casamento

Publicou em 13 de dezembro de 2017 · em Blog

Casar é tudo de bom, mas durante o evento existem algumas coisas que podem acontecer, que não são tão felizes assim. Um exemplo é o convidado sem etiqueta, que não sabe de algumas coisas que podem ser (e são) desagradáveis. A verdade sobre esse tipo de convidado que ele não foi instruído a evitar certas atitudes, e é isso que a gente vai fazer hoje nesse post. Se você vai casar ou vai a um casamento fique de olho nessas dicas de como evitar constrangimentos (seu e dos outros), no grande dia:

 

1- Chegar atrasado

Chegar atrasado na cerimônia é muito desconfortável para quem chegou tarde e também para os noivos, pois a cerimônia deve ser feita de maneira silenciosa e sem interrupções.

2- Não ir para a cerimônia

A não ser que seja por um motivo muito sério, nunca deixe de ir para a cerimônia, isso passa a imagem de que você está indo para a festa por obrigação ou que não se importa com o momento de união do casal e sim com a festa.

3- Levar presente para a festa

Com a popularização das lista de presentes online, ficou cada vez mais raro os convidados levarem os presentes para a festa. Se mesmo assim você precisar levar, entregue ao cerimonialista e peça que repasse aos noivos, nunca entregue o presente direto ao casal.

4- Ficar tirando foto no lugar do fotógrafo

O fotografo é contratado para registrar os momentos mais especiais da cerimônia e da festa, por isso é muito inconveniente quando o convidado quer registrar tudo ao invés de deixar o fotógrafo trabalhar. Tirar foto é permitido, mas faça isso de forma discreta e nunca em hipótese nenhuma atrapalhe o profissional.

5- Criticas não muito construtivas

Esse é uma das dicas mais importantes, porque ninguém merece investir muito dinheiro e meses preparando um casamento, para alguém dizer que não ficou bom ou soltar algum comentário na hora errada. Se você foi convidado é importante que vá de coração aberto e com foco na alegria do casal.

6- Beber demais

A festa é considerada por muitos a parte mais divertida do evento, mas essa diversão às vezes pode passar um pouco do limite. Lembre-se de não exagerar, pois além da vergonha que algumas pessoas passam, você pode acabar com o clima de festa e confraternização.

7- Levar convidados extras ou não confirmar presença

Quando são feitas as escolhas para doces, decoração, buffet e bebida, elas são sempre baseadas no número de pessoas que vão para a festa (para evitar que nada falte, mas que nada seja desperdiçado também), por isso quando você leva alguém que não foi convidado ou quando você não confirma a presença e vai mesmo assim, isso prejudica todo andamento do casamento.

8- Usar roupas brancas

Esta é muito simples, nos casamentos a única pessoa que usa branco é a noiva.

9- Levar parte da decoração para casa

Essa é outra dica muito importante, quando você leva partes da decoração isso pode (e provavelmente vai) ser cobrado dos noivos. Então já sabe, levar para casa só o que for lembrancinha.

10- Usar celular na cerimônia ou esquecer de deixar no silencioso

Na hora da cerimônia é muito importante o silêncio, deixe o celular no silencioso, e caso esqueça coloque na hora. Nem precisamos dizer que você nunca deve atender uma ligação dentro da igreja.

 

Gostou das dicas, então compartilha nas redes sociais com todos seus convidados!